Reportagem: Beatriz Moraes
Uma pesquisa realizada pela Flora, indústria de bens de consumo detentora da marca Mat Inset, analisou o perfil dos consumidores de produtos inseticidas que revela um cenário comum no Brasil: formigas têm invadido os lares brasileiros e, por isso, os consumidores estão cada vez mais atentos à proteção e à eficácia dos produtos voltados ao controle desses insetos.
A pesquisa exclusiva* ouviu 518 consumidores e conclui que as formigas lideram o ranking de incômodos domésticos, percebidas com frequência por 60% dos entrevistados, à frente até mesmo de mosquitos (50%) e baratas (45%). Diante desse cenário, 90% dos consumidores afirmam utilizar produtos para controle de pragas e insetos, sendo que 40% usam especificamente para combater formigas.
Outros focos de proteção que a pesquisa mostrou incluem pernilongos/mosquitos da dengue (55%), baratas (50%), cupins (20%) e ratos (15%). Apenas 15% afirmam não usar nenhum tipo de produto.
A pesquisa também revela que o consumidor prioriza eficácia acima de qualquer outro atributo: 50% escolhem produtos com base no desempenho, mais do que a marca ou outros fatores. Isso indica que, para lidar com infestações recorrentes como as de formigas, o que mais importa é o resultado visível.
Entre os formatos mais utilizados estão os aerossóis (55%), porém alternativas como seringas (15%), gel (15%) e raticidas (10%) também vêm conquistando seu espaço no lar dos brasileiros.
O estudo reforça que combater pragas de forma eficaz, especialmente formigas, é hoje um fator decisivo para a escolha do consumidor.
*Total de entrevistas: 518 pessoas – 55% mulheres e 45% homens
Período de coleta: 14/04/2025 a 07/05/2025
Fonte: Agência Fato Relevante